O exame de bioimpedância mede o percentual de água, gordura e massa magra (músculos, ossos e órgãos). É muito utilizada quando precisamos avaliar a composição corporal da pessoa e para acompanhar a qualidade do emagrecimento ou ganho de peso.

 

Você já deve ter ouvido falar em Exame ou Avaliação de Bioimpedância, não é?

Mas, como funciona e quais seus objetivos?

Vamos lá então, essa postagem vai esclarecer o que é.
O exame de bioimpedância mede o percentual de água, gordura e massa magra (músculos, ossos e órgãos). É muito utilizada quando precisamos avaliar a composição corporal da pessoa e para acompanhar a qualidade do emagrecimento ou ganho de peso. Essa análise é possível através do contato de uma corrente elétrica de baixíssima intensidade que passa imperceptível pelo corpo.

O exame de bioimpedância informa:

  • Percentual de gordura corporal total e gordura visceral (gordura presente entre os órgãos); – Peso da gordura; – Peso da massa magra (músculos, ossos e órgãos); – Total de água presente no corpo.

Os objetivos do exame são:

  • Identificar riscos à saúde associados a níveis excessivamente altos ou baixos de gordura corporal total e visceral (gordura entre os órgãos); – Monitorar mudanças na composição corporal associadas a certas doenças, crescimento, desenvolvimento, maturação, idade, cirurgias (lipoaspiração, bariátrica, entre outras) e emagrecimento; – Estimar o peso corporal ideal (somente para controle hídrico); – Para controle da composição corporal de atletas.

No acompanhamento nutricional Tályta Fortuna  – Nutrição Inteligente sempre avaliamos além do peso na balança, utilizando o exame de bioimpedância como regra antes do peso, pois sabemos que peso por peso não quer dizer nada!

Existem muitas pessoas que tem o peso adequado para a altura (IMC – Índice de Massa Corporal ideal) porém tem mais gordura do que alguém com o IMC característico de sobrepeso.
Por isso sempre digo, esqueça o peso na balança e dê foco na qualidade da composição corporal.