Óleo de coco e seus benefícios. Além de ser considerado um superalimento, você pode fazer em casa, ZERO INDUSTRIALIZADO!!!

Que eu amo óleo de coco é fato! Mas é fato também que além de ser considerado um superalimento, você pode fazer em casa, ZERO INDUSTRIALIZADO!!! Wow, isso mesmo (a receita está no final). Mas, vamos então entender porque o óleo de coco é considerado um superalimento.

1. Promove saciedade: por se tratar de uma fonte de gordura, incluí-lo em sua rotina (que seja um simples cafezinho) irá manter a fome longe por um bom tempo.

2. É fonte de energia rápida, com menor chance de ser transformado em gordura corporal: na maior parte de sua composição estão os chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), em especial os ácidos láurico e caprílico. Os TCM são absorvidos de maneira diferente da maioria das gorduras saturadas, sendo oxidados rapidamente pelo fígado sem fazer parte do ciclo do colesterol e não estocado nos adipócitos (células de gordura), ou seja, você NÃO vai engordar!

3. Promove a melhora do perfil lipídico e protege o coração: uma grande quantidade de estudos vem propondo que o consumo de óleo de coco pode levar ao aumento do HDL (conhecido como “bom colesterol”) e a redução da relação colesterol total/HDL (conhecido como “colesterol ruim”). Por consequência, isso tem impacto positivo sobre a saúde cardiovascular.

4. Auxilia no processo de emagrecimento: são boas as evidências científicas do poder termogênico do óleo de coco. Já existem registros da perda de peso e redução da circunferência abdominal. No entanto, vale lembrar que NÃO existe milagre (yeap!) e os bons resultados são uma combinação de várias ações saudáveis.

5. Fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres: os ácidos láurico e caprílico presentes no óleo de coco possuem ação antimicrobiana, antiviral e anti-inflamatória. Além disso, o óleo de coco é fonte de Vitamina E, um super antioxidante, que combate a ação dos radicais livres em nosso organismo.

6. Excelente opção para cozinhar: por se tratar de uma gordura saturada e, desta forma mais resistente à oxidação em altas temperaturas, o óleo de coco é recomendado como opção de gordura para preparações culinárias (humm…!)

 

Mas aí vem a pergunta: quanto devo consumir?

Então, as recomendações devem ser sempre individualizadas, sendo assim o nutricionista irá adequar as quantidades às suas necessidades.

O óleo de coco é tão natural e saudável que dá até mesmo pra fazer em casa!!! Como prometido, segue a receita:

1º Faça leite de coco CASEIRO com a fruta (não com coco ralado)2º Coloque o leite de coco em uma panela adequada, leve ao fogo médio, deixe que ferva (40-60 minutos) para evaporar toda água. Vai restar somente os resíduos grudados na parede e no fundo, por cima o óleo de coco.3º Está pronto!!! Coloque em um pote de vidro e deixe esfriar à temperatura ambiente. Não precisa coar!

Em média um único coco rende em torno de 100g de óleo de coco.

Dica: Com o “bagaço” que sobrou do coco, faça a farinha de coco (leve ao forno em temperatura baixa e mexa de vez em quando, até ficar bem sequinho) e use no preparo de massas sem glúten: bolos, panquecas, pães e até mesmo aquela farofa deliciosa com ovos.